ASSOMAPA e MOVE unem forças para fortalecer a inclusão de pessoas com deficiência em Mato Grosso.
- André Martins
- 9 de jan.
- 2 min de leitura

Cuiabá, MT — O presidente da Associação dos Pais de Alunos das Escolas Públicas e Particulares do Estado de Mato Grosso (ASSOMAPA) realizou, nesta semana, uma visita à sede da empresa MOVE Desenvolvimento Humano, Treinamentos e Capacitações em Inclusão, Acessibilidade e Diversidade. O encontro teve como foco o conhecimento das iniciativas promovidas pela MOVE na formação e capacitação de profissionais e comunidade escolar, sobretudo na área do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências.
Durante a visita, o presidente da ASSOMAPA, André Luis Augusto Martins, destacou a relevância de parcerias entre instituições e a MOVE, que vem atuando diretamente na capacitação de educadores, cuidadores e familiares. “Precisamos unir esforços para garantir que todos os alunos, com ou sem deficiência, possam se beneficiar de uma educação inclusiva. A formação contínua dos profissionais é um passo fundamental para alcançarmos esse objetivo”, ressaltou.
Formação de qualidade
De acordo com a direção da MOVE, a empresa oferece cursos e treinamentos focados em acessibilidade, estratégias de ensino e atendimento a pessoas com deficiência. A metodologia, segundo seus representantes, é desenvolvida de forma a contemplar diferentes realidades escolares. “Percebemos que, muitas vezes, os gestores e professores têm vontade de promover a inclusão, mas não sabem por onde começar. É aí que a MOVE entra em ação, oferecendo ferramentas e conhecimentos para lidar com o TEA e outras condições de maneira assertiva e humanizada”, explicou a coordenadora de projetos da MOVE, Giovanna Proença Moraes.
Compromisso com a inclusão
Cuiabá, capital de Mato Grosso, tem se mostrado um polo crescente de iniciativas em prol da inclusão escolar. Além de contar com um corpo docente cada vez mais consciente, a cidade se destaca por possuir espaços de capacitação especializados, a exemplo da MOVE. Para o presidente da ASSOMAPA, a capital mato-grossense pode se tornar referência para todo o Brasil. “Nossa meta é que a formação em inclusão não seja privilégio de alguns, mas chegue a todas as escolas, públicas e particulares. Acreditamos que, ao unir poder público, iniciativa privada e a sociedade civil, conseguiremos mudar a realidade de muitas famílias”, frisou.
Próximos passos
Com o intuito de fortalecer essa rede, a ASSOMAPA e a MOVE planejam novas parcerias que envolvam palestras, workshops e ações de sensibilização junto às escolas. As atividades deverão abordar não apenas o TEA, mas também outras deficiências que ainda enfrentam barreiras em relação ao aprendizado e à socialização.
A expectativa é que as capacitações continuem sendo oferecidas ao longo de todo o ano, beneficiando professores, coordenadores pedagógicos, pais e responsáveis. “A inclusão é um processo contínuo. Precisamos estar sempre abertos a aprender, trocar experiências e compreender as diversas formas de aprender e ensinar”, concluiu André Luis Augusto Martins, reforçando o compromisso de ambas as instituições em promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos.




Comentários