Escola Estadual Leovegildo de Melo é modernizada com investimento de R$ 8,1 milhões
- André Martins
- 7 de fev.
- 2 min de leitura

O Governo de Mato Grosso entregou, nesta sexta-feira (7), a nova estrutura da Escola Estadual Leovegildo de Melo, no bairro CPA IV, em Cuiabá. A unidade passou por uma reforma completa e ganhou um novo bloco, beneficiando cerca de 1.500 alunos matriculados para o ano letivo de 2025.
Com um investimento d e R$ 8,1 milhões, a escola agora conta com 16 salas de aula, biblioteca, laboratório, sala de música, além de um refeitório e uma cozinha modernizados. Também foi construída uma quadra poliesportiva, ampliando as possibilidades de atividades físicas e esportivas para os estudantes.

Antes chamada Venturino Monteiro da Silva, a escola teve seu nome alterado e agora atende a comunidade com uma estrutura modernizada. João Viana de Oliveira, pioneiro do bairro CPA, destacou a importância da obra para os moradores da região, que conta com cerca de 3.633 residências.

A modernização também trouxe mais acessibilidade à unidade. A moradora Irene, mãe do estudante Tobias, que está no Transtorno do Espectro Autista (TEA), elogiou a nova estrutura e a qualidade do acabamento. Para ela, as melhorias representam um avanço na inclusão dos alunos. “A escola está muito mais acessível, garantindo mais conforto e segurança para todos”, afirmou.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Pais de Alunos das Escolas Públicas e Particulares, André Martins, também destacou a qualidade da reforma. Ele afirmou ter ficado surpreso com a modernização da unidade, que, segundo ele, tem uma estrutura superior à de muitas escolas particulares.
Durante a entrega, o governador Mauro Mendes ressaltou a evolução na infraestrutura da educação pública no estado. “Em 2017, alunos estudavam dentro de contêineres. Hoje, entregamos uma escola moderna e muito mais eficiente”, declarou.
O secretário de Educação, Alan Porto, destacou o avanço da rede estadual e o comprometimento dos professores. “Saímos da 22ª para a 8ª posição no ensino médio. O governador antecipou para 2026 a meta que era para 2032, e juntos vamos estar entre as cinco melhores educações públicas do país”, disse.
A solenidade também contou com a participação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar de Mato Grosso. Criado no estado no ano 2000, o programa orienta crianças e adolescentes sobre a prevenção ao uso de drogas e a importância de uma vida longe da violência.

Os vereadores Daniel Monteiro e Dilemário Alencar reforçaram o compromisso com a educação e afirmaram que pretendem buscar parcerias para novas melhorias no ensino de Cuiabá.
A deputada federal Gisela Simona também participou do evento e destacou seu empenho em apoiar iniciativas que beneficiem a educação e o desenvolvimento da capital e de todo o estado de Mato Grosso.
O evento reuniu diversas autoridades, entre elas a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza.




Comentários